Bullying

No próximo dia 30 comemora-se o Dia Internacional da Não Violência e da Paz. É importante relembrar esta efeméride, pois vivemos, cada vez mais, numa sociedade marcada por comportamentos pouco assertivos.
A violência está presente nas nossas vidas, entra nas nossas casas através dos meios de comunicação social. Contactamos com ela desde muito cedo, desde os bancos da escola. 
É fundamental que pais, educadores e alunos saibam identificar essa violência, ou bullying, como é comummente designada.
O termo bullying tem origem inglesa, derivando da palavra bully, que significa fanfarrão ou desordeiro (in Dicionário de Inglês-Português Porto Editora - http://www.infopedia.pt/ingles-portugues/).   É habitualmente utilizado para definir atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos; estas ações decorrem dentro de uma relação desigual de poder, causando dor e angústia (in Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying).
Quais os sinais que podem indiciar uma situação de bullying? Se uma criança se mostra renitente em ir para a escola, se se mostra ansiosa para ir para casa, se apresenta fraco rendimento escolar, se se isola dos colegas... Estes são alguns indícios de uma possível situação de bullyng. Cabe-nos a todos estar atentos.

Para saber mais, consulte os seguintes sites:



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 de Abril contado às crianças

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares