Comemoração do Dia da Biodiversidade e do Autor Português

Comemora-se hoje o Dia da Biodiversidade e do Autor Português.

A esse propósito, a Biblioteca Escolar promoveu uma exposição sobre estes dois temas, destacando obras de autores portugueses sobre temas relacionados com a natureza e biodiversidade.

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE
A 22 de maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade proclamado pelas Nações Unidas com o objetivo de aumentar o grau de consciencialização e conhecimentos acerca da biodiversidade. 
Inicialmente, esta efeméride era comemorada a 29 dezembro (data da entrada em vigor da Convenção da Diversidade Biológica). Porém, em dezembro de 2000, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou o dia 22 de maio como Dia Internacional da Biodiversidade, para comemorar a adoção do texto da Convenção a 22 de maio de 1992, dia em que se adotou o texto final da Convenção da Diversidade Biológica.
Todos os anos o Dia Internacional da Biodiversidade tem um novo tema. O tema de 2015 é "Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável". Em 2014 o tema deste dia mundial da Biodiversidade foi "Água e Biodiversidade" e em 2013 foi "Biodiversidade Insular". Estes temas levam à realização de diferentes atividades e programas, com destaque em Portugal para os seminários organizados pelas Câmaras Municipais.
Biodiversidade é o nome dado à diversidade de natureza viva existente no mundo. Para a sua sobrevivência, os seres humanos dependem da biodiversidade do planeta, uma vez que todos os seres vivos estão interligados.




Dia do Autor Português
Instituído em 1982 pelo maestro Nóbrega e Sousa, o Dia do Autor Português é comemorado no dia 22 de maio e pretende homenagear os autores portugueses nas mais diversas áreas como a pintura, a literatura, a poesia, a música ou o cinema que têm contribuído para o enriquecimento da cultura portuguesa com as suas criações e distinguir aqueles que se destacaram na defesa e promoção dos direitos de autor.

Na exposição da Biblioteca deu-se destaque aos autores Carlos letra, Carlos Canhoto, Fernanda Botelho, Ilse losa, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, em virtude da temática da biodiversidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 de Abril contado às crianças

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares