Dia Mundial da Terra 2016



O Dia Mundial da Terra celebra-se todos os anos a 22 de abril. A data comemorativa foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Bárbara, na Califórnia, ocorrido em 1969. Dois anos mais tarde celebrou-se em Estocolmo a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente, tendo como objetivo sensibilizar os líderes mundiais para os problemas ambientais.
Em 2009, a Organização das Nações Unidas, reconhecendo a importância da data, instituiu o Dia Internacional da Terra, celebrado a 22 de abril.
Este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) fez coincidir a comemoração desta efeméride com a cerimónia da assinatura do acordo de Paris sobre as alterações climáticas, que decorre hoje na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.
Em 2016 as comemorações incidem sobre o mote ” Árvores para a Terra ” (“Trees for the Earth”) e centra-se no desafio de 7,8 mil milhões de árvores até 2020, ano em que se celebram os 50 anos de nascimento do movimento.

Objetivos do desafio ” Árvores para a Terra “
- Diminuir as alterações climáticas e a contaminação, uma vez que as árvores absorvem o excesso de CO2 e outros gases que contaminam a atmosfera e destroem a camada do ozono.
- Proteger a biodiversidade,  porque com a plantação de árvores  originais de cada região diminui a perda de espécies.
- Apoiar as comunidades e os seus meios de subsistência, porque  plantar árvores ajuda as comunidades a alcançar a sustentabilidade económica e ambiental a longo prazo e proporciona alimentos e benefícios sociais, melhorando a qualidade do nosso ambiente.


Doodles Dia Mundial da Terra 2016

Para comemorar o Dia Mundial da Terra, a Google criou alguns Doodles alusivos a animais considerados emblemáticos, conmo forma de chamar a atenção para as alterações climáticas.





 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

O 25 de Abril contado às crianças

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares