A propósito do Halloween

Uma vez mais, chegamos ao final do mês de Outubro e à comemoração do Halloween.
As Bibliotecas Escolares da Moita voltam a publicar informação sobre esta comemoração, as suas origens e tradições.

A Origem do Halloween

Os celtas comemoravam  o Dia das Bruxas como Samhain, “All Hallowtide”- o “Feast of the Dead”, altura em que os mortos visitavam o mundo dos vivos. A celebração marca o fim do verão e o início dos meses de inverno.
Durante o século VIII, a Igreja Católica designou o primeiro dia de novembro como “Dia de Todos os Santos” (“All Hallows“) – um dia de comemoração para os santos que não têm um dia específico para serem recordados. A noite anterior era conhecida como “All Hallows Eve”, que, ao longo do tempo  se  tornou conhecido como Dia das Bruxas.

Tradições Irlandesas:
O Colcannon: Batata Cozida , Curly Kale (a couve ) e cebolas cruas são fornecidos como o jantar de Halloween tradicional irlandês. Moedas limpas são embrulhadas em papel manteiga e colocada na batata para as crianças a encontrarem e guardarem.

O Bolo Barnbrack : O tradicional bolo de Halloween na Irlanda é o barnbrack que é um pão de frutas. Cada membro da família recebe uma fatia. A graça é apanhar um pedaço de pano, uma moeda ou um anel, que são colocados no bolo. Se apanhar o pano terá um  futuro financeiro duvidoso. Se receber a moeda terá um ano próspero. Obtendo o anel é um sinal certo de romance iminente ou felicidade permanente.

A Folha de Hera : Cada membro da família coloca uma folha de hera perfeita num copo de água deixa este em repouso durante a noite. Se pela manhã, a folha ainda estiver perfeita e não tiver manchas, então a pessoa que colocou a folha no copo pode ter a certeza de  ter 12 meses de saúde, ou seja  até o próximo Halloween. Se não…

A Abóbora: “Carving Pumpkins” remonta ao século XVIII. Um ferreiro irlandês chamado Jack, que foi conivente com o Diabo e a quem  foi negada a entrada no céu, foi condenado a deambular pela terra e pediu ao Diabo alguma luz; então foi-lhe dada uma brasa de carvão ardente que ele colocou dentro de um nabo que havia apanhado. Assim nasceu a tradição de Jack O’Lanterns – o portador é o ferreiro errante – uma alma condenada. Os aldeões na Irlanda tinham esperança de  que a lanterna à janela manteria o vagabundo à distância. Quando milhões de irlandeses emigraram para a América não encontraram muitos nabos,  assim usaram abóboras no seu lugar.

Costumes do Halloween
Na noite de Halloween as crianças vestem-se com fantasias assustadoras e vão de casa em casa. “Ajuda a festa do Halloween ” e “doçura ou travessura ” são os gritos ouvidos em cada porta. Esta tradição de vestir trajes também remonta aos tempos celtas. Na noite especial em que  vivos e  mortos estavam mais próximos, vestiam-se com trajes elaborados para se disfarçar como espíritos e demónios (para o caso de encontraram outros demônios e espíritos durante a noite). Assim disfarçados, tinham esperança de evitar serem levados no final da noite. Isto explica porque bruxas, duendes e fantasmas continuam a ser as fantasias mais populares.


Após as visitas aos vizinhos começam os jogos Halloween, o mais popular dos quais é o da maçã. Suspende-se uma maçã com uma corda e são vendados os olhos das crianças. A primeira criança que conseguir dar uma boa trincadela na maçã ganha um prémio  Pode jogar-se o mesmo jogo colocando as maçãs dentro de uma  bacia de água e tenta-se apanhar uma sem espalhar demasiado a água.
A fogueira das Bruxas é uma tradição para incentivar os sonhos sobre o futuro marido ou esposa. A ideia era colocar uma madeixa de cabelo nas brasas e imaginar a futura amada ou amado.
Noutro jogo,  as meninas iam para os campos de olhos vendados e puxavam para cima o primeiro repolho que encontrassem. Se o repolho tivesse uma quantidade substancial de terra ligado às raízes então futuro amada teria dinheiro. Comer o repolho iria revelar a natureza de seu futuro marido – amargo ou doce! Outra forma de encontrar o seu futuro marido era tentar descascar uma maçã de uma só vez. Se tivesse sucesso a casca da maçã era atirada ao chão e revelaria as iniciais do nome do futuro marido.



Tradições de Halloween em Todo o Mundo

A Irlanda é o berço do Halloween, há mais de 2500 anos que este dia, em que é feriado nacional, é comemorado como um verdadeiro dia de Carnaval com miúdos e graúdos disfarçados e a brincar na rua. Em muitas partes da Grã-Bretanha e Irlanda também chamam Halloween àquilo que costumava ser conhecido como Mischief Night, que significava que as pessoas estavam livres para vaguearem pela vizinhança fazendo partidas e maldades sem medo de serem punidas.

No Brasil, o Halloween é conhecido como o “Dia das Bruxas”. Reza a lenda que as bruxas se reuniam apenas duas vezes ao ano, durante a mudança de estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro.
Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam numa festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas lançavam maldições e feitiços sobre qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno. De acordo com uma superstição, para as encontrar era necessário colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Desse modo, e somente desse modo, você veria uma bruxa.

No México, o Halloween tem origem no Dia dos Mortos, conhecido por algumas religiões como Dia dos Finados ou Dia de Todos os Santos, uma celebração com mais de 3000 anos de história.
Seja no México ou em outros países, a celebração do Dia dos Mortos ou Dia das Bruxas, é um costume popular em que cada pessoa celebra em sua própria maneira. Por exemplo, em algumas regiões do México, as pessoas foram adotando costumes estrangeiros, como vestir-se como um determinado personagem, embora não tenha nada a ver com um símbolo de terror.
Os mais velhos, em muitas partes do México, ainda honram os seus mortos, por meio de uma prática ritualizada que inclui uma festa e uma visita ao cemitério em que retiram as ervas e recolocam as cruzes nos túmulos.

Nos Estados Unidos da América, o Halloween é conhecido pelo famoso dito “Trick or Treat”, ou em português, “Gostosuras ou travessuras”. O Halloween é muito celebrado nos Estados Unidos, a 31 de outubro, e é uma herança dos festejos celtas. Nesta data geralmente os adultos deixam junto às suas portas sacos com doces, mas caso isso não aconteça é preparada uma travessura para quem abrir a porta.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 de Abril contado às crianças

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares