Autor em destaque - Maria Alberta Menéres



Maria Alberta Menéres nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia.

Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Foi professora do Ensino Técnico, Preparatório e Secundário, nas disciplinas de Língua Portuguesa e História (de 1965 a 1973).

Tem uma vasta obra poética, estando representada em várias antologias literárias nacionais e estrangeiras. Ao mesmo tempo, tem desenvolvido um trabalho muito importante no âmbito da educação literária infantil e publicou vários livros para a infância e juventude incluindo poesia, contos, teatro, novelas e adaptação de clássicos. 

Trabalhou em parceria com António Torrado, Carlos Correia e Natércia Rocha em vários livros.
A sua obra para a infância, que conta no total mais de 70 títulos, é caraterizada pelo humor e pela poesia, procurando alertar os jovens para os mais simples pormenores do quotidiano. A sua narrativa possui um estilo muito característico, conseguido através da atualização da memória de antigas oralidades, criando no leitor um envolvimento real e mágico ao longo do desenrolar das histórias.

Tem uma vasta colaboração em jornais e revistas literárias. 
É autora de inúmeros programas televisivos para crianças, tendo sido Diretora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP de 1974 a 1986.
Em 1986, recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças "pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade".

Algumas obras de Maria Alberta Menéres:













 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

O 25 de Abril contado às crianças

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares