Dia Europeu das Línguas


Em 2001, celebrou-se o Ano Europeu das Línguas, numa iniciativa conjunta da União Europeia e do Conselho da Europa. Dado o êxito desta iniciativa, foi criado o Dia Europeu das Línguas, celebrado todos os anos a 26 de setembro, com os seguintes objetivos (de acordo com o site oficial-https://edl.ecml.at/Home/Whatisit/tabid/1760/language/pt-PT/Default.aspx) :
- Alertar o público em geral para a importância da aprendizagem das línguas e diversificar a oferta linguística de modo a incrementar o plurilinguismo e a compreensão intercultural;
- Promover a riqueza da diversidade linguística e cultural da Europa, que deve ser preservada e valorizada;
- Fomentar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e for a da Escola, seja para fins académicos ou profissionais, seja para fins de mobilidade ou por prazer e intercâmbio.

ALGUNS FACTOS SOBRE AS LÍNGUAS
Sabia que...?

1 - Existem entre 6000 e 7000 línguas no mundo – faladas por 7 biliões de pessoas em 189 estados independentes.
2 - Existem cerca de 225 línguas autóctones na Europa – aproximadamente 3% do total mundial.
3 - A maioria das línguas do mundo é falada em África e na Ásia.
4 - Pelo menos metade da população mundial é bilingue ou plurilingue, ou seja, fala duas ou mais línguas.
5 - Os europeus têm cada vez mais contacto com línguas estrangeiras na sua vida diária. É necessário suscitar um maior interesse pelas línguas entre os cidadãos europeus.
6 - Muitas línguas têm 50 000 palavras ou mais, mas os falantes geralmente conhecem e utilizam apenas uma percentagem do vocabulário total: nas conversas do dia-a-dia, as pessoas usam habitualmente umas quantas centenas de palavras.
7 - As línguas estão sempre em contacto e influenciam-se mutuamente de muitas formas: o inglês assimilou palavras e expressões de muitas outras línguas no passado, as línguas europeias estão a apropriar-se de muitas palavras inglesas.
8 - No seu primeiro ano, um bebé pronuncia uma vasta gama de sons vocais; por volta de um ano de idade, pronuncia as primeiras palavras compreensíveis; aos três anos, forma frases complexas; aos cinco anos, uma criança já sabe vários milhares de palavras.
9 - A língua materna é geralmente o idioma que uma pessoa conhece melhor e utiliza mais. Mas existem casos de indivíduos “bilingues perfeitos”, que falam duas línguas com idêntico nível de proficiência. No entanto, regra geral, as pessoas bilingues não evidenciam um equilíbrio perfeito entre as duas línguas.
10 - O bilinguismo traz muitos benefícios: torna a aprendizagem de línguas adicionais mais fácil, melhora o processo de pensamento e promove o contacto com outras pessoas e as suas culturas.
Quer saber mais?

ALGUNS RECURSOS SOBRE O TEMA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

O 25 de Abril contado às crianças

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares