Dia dos Namorados (e dos afetos) - sugestões de leitura

Continuamos a partilha de poemas relacionados com os afetos.

 

Beijo
Beijo na face,
Pede-se e dá-se:
            Dá?
Que custa um beijo?
Não tenha pejo:   
             Vá!

Um beijo é culpa,
Que se desculpa:
              Dá?
A borboleta
Beija a violeta:
               Vá!

 Um beijo é graça,
Que a mais não passa:
              Dá?
Teme que a tente?
É inocente...
               Vá!      

Guardo segredo,
Não tenha medo...
              Vê?
Dê-me um beijinho, 
Dê de mansinho,
               Dê!    

Como ele é doce!
Como ele trouxe,
             Flor,
Paz a meu seio,
Saciar-me veio,
           Amor!

Saciar-me? louco...
Um é tão pouco,
            Flor!
Deixa, concede
Que eu mate a sede,
          Amor!

João de Deus, "Beijo" in Poetas de hoje e de ontem, Ed. Chimpanzé Intelectual, 2007

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 de Abril contado às crianças

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares