Miguel Cervantes

Romancista, dramaturgo e poeta espanhol. Foi o criador de D. Quixote (1605) e é considerado uma das figuras mais importantes da literatura espanhola.  
Nasceu em 1547, em Alcalá de Henares, Espanha, e morreu em 1616, em Madrid.
Depois de ter estudado em Madrid, Cervantes partiu para a Itália e tornou-se soldado. Participou na batalha marítima de Lepanto, na qual perdeu o uso da mão direita. Passadas muitas aventuras, incluindo cinco anos de captura nas mãos dos turcos, regressou a Espanha, em 1580. 
Em 1585 escreveu La Galatea , o seu primeiro livro de ficção. Na mesma altura, durante a "idade de ouro" do teatro espanhol, também se dedicou ao drama. Escreveu cerca de vinte ou trinta peças teatrais,mas apenas duas sobreviveram: El Trato de Argel e La Numancia. 
Seguiu-se uma pausa na sua carreira literária. Depois de falhar como dramaturgo e de verificar que não conseguiria viver apenas da literatura, tornou-se comissário de aprovisionamento da Armada Invencível, em 1587. 
Em 1604 Cervantes vendeu os direitos da primeira parte da novela El ingenioso hidalgo Don Quixote de la Mancha . Em janeiro do ano seguinte, a obra foi publicada e tornou-se um sucesso imediato. Em agosto do mesmo ano, foram realizadas várias edições: duas em Madrid, duas em Lisboa e uma em Valência. Num curto espaço de tempo, o nome de Miguel de Cervantes passou a ser tão conhecido em Inglaterra, em França e em Itália, como em Espanha.



Fonte: Infopedia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

O 25 de Abril contado às crianças

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares