30 de janeiro - Dia escolar da não violência e da paz

Conselhos para viver em paz e sem violência

A não violência e a paz devem promovidas no dia-a-dia, nas nossas relações interpessoais.
Sabes o que podes fazer para contribuir para um bom clima de escola? Aqui vão alguns conselhos que te podem ajudar.

1. Provavelmente a maneira mais simples de distinguires o bem do mal é perguntares a ti mesmo: "Será que vou magoar alguém ou até a mim mesmo? Será que vou magoar os sentimentos de alguém?" Se sim, então está mal. Se uma menina te dá um pontapé na escola, não deves fazer-lhe o mesmo porque vais magoá-la (…). E se disseres: "Não gosto que me deem pontapés – por favor, não voltes a fazer isso", está certo! Isto ajuda a acabar com o problema sem magoares nada nem ninguém.

2. Quando magoares alguém por fazeres alguma coisa errada, reconhece que fizeste mal e pede desculpa. Tenta encontrar uma maneira de fazeres a outra pessoa sentir-se melhor.

3. Alguma vez sentiste que estás a ter um mau dia? Talvez estejas cansado e irritado. Não podes evitar a maneira como te sentes, mas podes mudar a tua maneira de agir. Não tens que ser mau quando estás zangado. Tu mandas na tua boca, nas tuas mãos e nos teus pés. Tens poder para fazer o que está certo.

4. Por vezes as crianças pensam que, para que gostem delas, têm de ser como as outras crianças. É normal querer pertencer a um grupo. Mas não penses que tens de fazer disparates só para pertenceres ao grupo.
  
5. Quando estás a discutir com alguém, existem outras hipóteses para além de lutar. Podes conversar ou não ligar. Não está certo lutar. Usa o teu poder pessoal em prol da paz.

6. Cada vez que não te vingas de alguém que te magoou, tornas o mundo mais pacífico. Cada vez que defendes os direitos de alguém, tornas o mundo mais justo.

7. "Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti". O que significa: tenta tratar os outros da mesma maneira que queres que te tratem a ti.

8. Existem algumas palavras mágicas que poderão levar-te longe no mundo e fazer os outros sentirem-se bem. São palavras como "Por favor", "Obrigado", "Desculpe", "Sinto muito". Palavras como "Despacha-te" ou "Cala-te" não são palavras mágicas. Apenas servem para aborrecer as pessoas.

9. É bom partilhares os teus sentimentos com os outros – mas com respeito. Isto pode ser difícil quando não concordas com os outros ou quando estás zangado. Mas existem maneiras de partilhares os teus sentimentos e de te preocupares ao mesmo tempo com os sentimentos dos outros.
Em vez de dizeres algo como "Porque me empurraste, seu estúpido?", podes dizer "Magoaste-me quando me empurraste. Podes tentar ser mais cuidadoso?".

10. Deves tratar todas as pessoas com respeito e justiça, independentemente da idade, da cor da pele ou das suas crenças.



Fontes: Lisa O. Engelhardt, Errado e certo e ficar liberto; Lisa O. Engelhardt, Respeitar-ousar ser justo e partilhar


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

O 25 de Abril contado às crianças

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares