8 de abril - Dia Mundial da Astronomia

No dia 8 de abril comemora-se o Dia Mundial da Astronomia.
Mas, o que é a Astronomia?
A Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelas, planetas ou cometas); estuda também fenómenos que se originam fora da atmosfera da Terra.
A astronomia faz parte da história da humanidade e é uma das ciências mais antigas, tendo sido usada para variados fins como medir o tempo, marcar as estações do tempo ou navegar nos oceanos.
Os astrónomos utilizam telescópios e sondas espaciais para efetuar observações e um computador para tratar os dados obtidos e fazer estudos teóricos. O dia-a-dia de um astrónomo é normalmente passado à frente de um computador. Por vezes desloca-se a observatórios astronómicos para fazer observações ou a conferências internacionais para apresentar os resultados dos seus estudos aos outros astrónomos. 

Astrónomos famosos

Ptolomeu (séc. I) – desenvolveu a ideia de que a Terra está no centro do Universo, girando o Sol, e os outros astros à sua volta. Durante muitos séculos, foi esta a ideia defendida por todos.


Copérnico (sécs. XV-XVI) e Galileu (sécs. XVI-XVII) – criação e desenvolvimento da ideia de que o Sol está no centro do Universo, girando a Terra e os outros planetas à sua volta.

        

Isaac Newton (séc. XVII) – criou leis para o movimento dos corpos celestes.


Edmond Halley (sécs. XVII-XVIII) – foi o primeiro a afirmar que os cometas eram corpos celestes que passavam periodicamente pela Terra; daí o seu nome ter sido dado a um cometa (cometa Halley), que passa pela Terra a cada 75 anos (aproximadamente).

     

Edwin Powell Hubble (sécs. XIX-XX) – criou a ideia de expansão do Universo.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

O 25 de Abril contado às crianças

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares