Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março como meio de chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. 
Um dia internacional para celebrar a água foi recomendado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED). A Assembleia das Nações Unidas respondeu ao apelo, designando o dia 22 de março de 1993 como o primeiro Dia Mundial da Água. 
Cada ano, o Dia Mundial da Água destaca um aspeto específico da água doce. 
2013 será o Ano Internacional de Cooperação pela Água. A principal tarefa que a comunidade internacional enfrenta hoje, no campo dos recursos hídricos, é a transformação de obrigações assumidas em ações concretas que devem ser implementadas para benefício das pessoas, dos ecossistemas e da biosfera de maneira geral. Criar oportunidades de cooperação na gestão da água entre todas as partes interessadas, bem como aprimorar a compreensão sobre os desafios e os benefícios da cooperação pela água, são ações que podem ajudar na construção do respeito, entendimento e confiança mútuos entre os países, e também na promoção da paz, da segurança e do crescimento económico sustentável. 

Leia mais em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/2013-international-year-of-water-cooperation/water-cooperation/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 de Abril contado às crianças

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares