Sugestões de leitura para o 1º ciclo - Menu de Leitura "Natais... Paz, tolerância e outros que tais..."

Dezembro é o mês do Natal...

Natal é sinónimo de paz, alegria, felicidade, família, partilha (nas palavras dos alunos da Escola Básica nº 2 da Moita)... 

O Menu de Leitura do mês de dezembro é, por isso, dedicado ao Natal e aos valores a ele subjacentes.



 

 

Este livro junta três maravilhosos contos de Andersen: A Rainha das Neves, A vendedora de fósforos e O abeto de Natal (Numa floresta longínqua, um bonito abeto sonha ser grande para poder abrir os seus ramos e permitir que os passarinhos façam os ninhos nos seus galhos...).




O Lobo Mau saiu para apanhar o Capuchinho Vermelho, mas quem encontrou foi o Pai Natal (vestem-se os dois de vermelho, percebe-se a confusão). Será que, para receber um presente, o Lobo Mau tem mesmo de deixar de comer a avozinha, soprar e fazer e fazer voar a casa dos porquinhos e assustar toda a gente?

 


Numa das colinas de Belém há um velho estábulo, onde uma velha vaquinha espera pelo seu dono. Numa certa noite, em que o vento sopra forte, ela abriga todos os animais que pode. Haverá ainda lugar no pequeno estábulo para um burro carregado, que também vem pedir abrigo?



Há gente que quer a guerra. E haverá sempre alguém a desejar a guerra, certamente. Mas também há muita gente a querer a paz. A maioria das pessoas detesta a guerra e já compreendeu como é que se pode construir a paz, então como é?

 


A amizade é uma extraordinária mistura de sentimentos e ações. Não basta apertar a mão a alguém para se demonstrar que somos amigos dessa pessoa. Será, muito mais, pela maneira como nos comportamos com essa mesma pessoa que poderemos provar a verdade da nossa amizade.

 


A persistência e a coragem de Nelson Mandela são uma inspiração para todos. O seu percurso foi marcado pela luta e esperança de tornar a África do Sul um país livre. O seu auge como ativista político, em que lutou fervorosamente contra o Apartheid, acabou por levá-lo à prisão. Quatro anos após a sua libertação, foi eleito presidente da África do Sul.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 de Abril contado às crianças

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares