"Ciência horrível" - A formação do Universo

 Iniciamos hoje uma nova rubrica no nosso blogue, dedicada à ciência e aos seus "aspetos horripilantes".


Sabes como se formou o Universo?

Tudo começou com o Big Bang. É esse o nome que os cientistas dão ao momento em que o Universo surgiu... a partir do nada, há 13,7 biliões de anos...

Se já houvesse jornais na altura, certamente teria aparecido na primeira página, mais ou menos assim...



O Big Bang até foi silencioso. Não havia ar para propagar o som, por isso não foi tão barulhento como o teu pai quando costuma ressonar. Esperamos que não fiques desiludido...😁

O primeiro instante foi um momento atarefado para o Universo. Nesse preciso momento, o Universo recém-nascido passou de um pontinho minúsculo a uma bola de fogo que media muitos quilómetros.

Nesse primeiro instante, formou-se a matéria que constitui o Universo. Assim, tens a mesma idade que a tua avó: a matéria que vos forma tem precisamente a mesma idade.


Os cientistas pensam que a matéria se formou a partir da energia, o que pode parecer estranho, mas é verdade. Explosões ENORMES criam matéria nova  e as estrelas brilham porque transformam matéria em energia.


FACTOS MISTERIOSOS SOBRE A MATÉRIA

1. A matéria é como uma bola de gelado. O gelado está congelado e a matéria é energia arrefecida e congelada.

2. É necessária muita energia para produzir pouquinha matéria. Por exemplo, se explodisse um milhão das bombas mais poderosas do mundo, terias a matéria de um amendoim... estorricado.

3. Há muita energia na matéria. Se a matéria de um bebé se transformasse em energia, uma central elétrica podia funcionar durante um ano.


 

 Esperamos que tenhas ficado com interesse e vontade de saber saber mais coisas sobre ciência, mesmo a horrível... 

Aguarda as próximas publicações.


Nick Arnold, Tony de Saulles, Ciência Horrível: A espantosa ciência de tudo e mais alguma coisa, Publicações Europa-América, 2006




Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 de Abril contado às crianças

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares