CONTARTE - Diário de Leitura e Escrita
Textos para ler e reler.
Textos para refletir.
Textos...
O Dia Mundial da Paz é comemorado a 1 de janeiro, tendo sido criado pelo Papa Paulo VI em 1967.
No âmbito dos Diários de Leitura e Escrita, gostaríamos de partilhar convosco alguns textos de reflexão de nossos alunos sobre este tema.
A maturidade do diálogo
A vida resume-se a escolhas diárias tomadas por cada um, tendo consequências sempre que tomadas e realizadas. Todos já se questionaram, se as escolhas que o outro fez são as mais corretas, independentemente da situação, pois todos são assim. Por vezes, as ações tomadas rapidamente não são as melhores opções, pois não temos tempo de pensar e refletir nas possíveis consequências, podendo afetar quem está por perto, ou até quem nos ama e quem nós amamos.
Uma simples palavra ou frase dita sem pensar num segundo pode ser lembrada durante anos permanecendo na memória de quem a ouviu.
Na minha opinião, o diálogo é a melhor forma de falar sobre o que nos incomoda, sobre o que não concordam, o que acham que o outro deveria mudar ou parar de fazer para que todos se sintam bem.
Quando alguém está a passar por uma situação difícil de lidar, devemos ajudar, mesmo que a pessoa diga que não quer ser ajudada, demonstrando que nunca teve ajuda nos momentos mais difíceis da sua vida, quando na verdade só precisa de paciência e ajuda por parte dos outros.
Ter uma conversa sincera, por mais que custe, esclarece tudo de ambas as partes, este gesto simples é capaz de demonstrar a maturidade.
Contudo, palavras não atitudes, para ser provado que se quer manter a paz, faz-se e demonstra-se, tendo em atenção às necessidades de todos pois as decisões e a forma de falar de uma pessoa, diz muito sobre ela.
Devemos aceitar o presente e o futuro, mas sem ignorar o passado.
Beatriz D. - 10ºD1
Comentários
Enviar um comentário