Dia Europeu do Mar


Comemorado a 20 de Maio, o Dia Europeu do Mar tem como finalidade destacar o papel crucial desempenhado pelos oceanos e pelos mares na vida das comunidades costeiras e de todos os cidadãos da União Europeia, assim como no domínio do crescimento sustentável e do emprego na Europa. 

Com base numa proposta da Comissão Europeia, este dia dedicado ao mar destina-se igualmente a fomentar uma melhor gestão das zonas costeiras, dos mares e dos oceanos por todos os cidadãos e intervenientes em causa. 
O dia 20 de Maio é um dia particularmente feliz para Portugal pois é o dia em que Vasco da Gama chegou à Índia.

A União Europeia decidiu declarar o dia 20 de maio «Dia Europeu do Mar» a fim de celebrar os resultados do sector marítimo as potencialidades dos oceanos e dos mares europeus.

Desde 2008 que o Dia Europeu do Mar tem sido celebrado anualmente a 20 de maio para evidenciar a importância do Oceano e mares no quotidiano de todo o continente Europeu, tanto em comunidades costeiras como em territórios fechados ao mar e, além disso, para realçar as oportunidades e os desafios que as regiões e os setores marítimos presentemente enfrentam.

Este ano, a comemoração oficial do Dia Europeu do Mar é organizada pelo Governo de Malta e pela Comissão Europeia e decorre em Valetta.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 de Abril contado às crianças

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares