Almirante Gago Coutinho


Nasceu em Lisboa, na madrugada de 17 de fevereiro de 1869 e morreu, provavelmente, no dia 18 de fevereiro de 1959, igualmente em Lisboa.
Ao que parece, terá manifestado vontade de frequentar um curso de Engenharia na Alemanha, o que não foi possível devido aos fracos recursos materiais da família. Por essa razão, acabou por entrar para a Escola Naval aos 17 anos de idade, depois de frequentar a Escola Politécnica. Em 1891, já era segundo-tenente.
Entre 1898 e 1918, dedicou-se principalmente à função de geógrafo de campo, levando a cabo missões geodésicas e de delimitação de fronteiras, utilizando novos métodos de exploração. Foi numa dessas missões, em Moçambique (1907), que conheceu Sacadura Cabral, que viria a ser o seu companheiro da travessia do Atlântico Sul (Lisboa – Rio de Janeiro).
Essa travessia seria possível devido aos seus conhecimentos de geografia, à sua grande experiência de navegação, bem como à sua tenacidade de espírito. O sextante português, utilizado nessa viagem, é um dos exemplos materiais do valor científico dos trabalhos levados a cabo por Gago Coutinho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

O 25 de Abril contado às crianças

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares