Nicolau Copérnico


Astrónomo polaco, nasceu em 1473, em Torun (polónia) e morreu em 1543, em Frauenburg, cidade onde criou um observatório astronómico (Curia Copernica). Era filho de um abastado mercador e estudou matemática e astronomia na Universidade de Cracóvia. Depois dos estudos foi para Itália, onde lecionou matemática entre os anos de 1496 e 1501, em Bolonha e em Roma.
Em 1504, doutorou-se em Medicina  em Ferrara, tendo depois regressado à Polónia.
Entre 1506 e 1511, viveu no castelo de Heilsberg com o seu tio e entre 1517 e 1522 dedicou-se a várias atividades, como a administração de propriedades e representação política.
Copérnico demonstrou a existência de dois movimentos dos planetas (sobre si mesmos e em torno do Sol). Alguns meses antes de morrer, foi publicado o seu célebre trabalho Das Revoluções dos Corpos Celestes (De revolutionibus orbium coelestium libri VI), o qual dedicou ao papa Paulo III.
Copérnico acreditava que o Sol, e não a Terra, estava no centro do Sistema Solar, opondo-se assim às doutrinas sustentadas pela Igreja do seu tempo e à Física de Aristóteles. Opõe assim o sistema heliocêntrico ao sistema geocêntrico.


Fonte: Nicolau Copérnico. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-02-19].

Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$nicolau-copernico>.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 de Abril contado às crianças

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares