Charles Darwin




Naturalista e biólogo inglês, Charles Robert Darwin nasceu a 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury e morreu a 19 de abril de 1882, em Dawn, Kent.
Ingressou na Universidade de Edimburgo em 1825 para estudar medicina mas, não se sentindo identificado com o curso, mudou para a Universidade de Cambridge com o objetivo de se tornar pastor da Igreja.
apesar das suas intenções, Darwin conheceu alguns professores que o viriam a influenciar e lhe despertaram o interesse pelo estudo da História Natural, área a que se viria a dedicar até ao fim da sua vida.
Acabados os estudos universitários, em 1831, participou como naturalista na viagem do navio inglês Beagle. Esta viagem em redor do globo proporcionou-lhe o estudo e desenvolvimento aprofundado dos seus conhecimentos, assim como novos dados de investigação sobre a evolução da Terra, desde as variações geológicas à descoberta de fósseis que se assemelhavam a animais que ainda habitavam na mesma região.
De regresso a Inglaterra, em 1836, Darwin deu início ao estudo científico baseado nas suas experiências e descobertas e lançou uma publicação científica com o nome Journal of Researches, em 1839. Ainda nesse ano, casou com Emma Wedgwood, com quem viria a ter dez filhos e mudou-se para Down House, em Kent.
Mais tarde, em 1859, publicou a célebre obra em que expôs a sua teoria, The Origin of Species by means of natural Selection (A Origem das Espécies pela Seleção Natural). Apesar de reconhecer que os seus conhecimentos sobre hereditariedade eram limitados, representou em forma de árvore a relação entre os animais e plantas da atualidade com outros já extintos, seus antepassados. A obra foi alvo de várias críticas por parte de outros cientistas, que alegavam falta de provas e explicações para fundamentar as teorias apresentadas.
Cerca de 1880 realizou, juntamente com o seu filho Francis, uma série de experiências através das quais, utilizando sementes de gramíneas, sobretudo de aveia, tentou descobrir as razões que levavam a que algumas plantas se inclinassem para a luz. Viria a concluir que as plantas produzem fito-hormonas, as quais influenciam o seu desenvolvimento e comportamento.
A doutrina proposta por Darwin, segundo a qual a luta pela vida e a seleção natural são mecanismos da evolução dos seres vivos é conhecida por darwinismo.
As suas teorias foram postas em causa, principalmente por membros da Igreja, até inícios do séc. XX.

A partir de: Charles Darwin. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

O 25 de Abril contado às crianças

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares