Ciência Horrível - Ciência mortífera dos dinossauros

 Os dinossauros são um espetáculo, mas a assustadora ciência que os estuda é ainda mais espantosa. Para sabermos mais, vamos analisar de perto um T-Rex esfomeado, mas primeiro vamos conhecer o crânio carolas que inventou o nome dinossauro.



E, já que falamos de ossos antigos, alguma vez te perguntaste o que é um fóssil?



Factos fascinantes acerca dos fósseis

1. Para se transformarem em fóssil, os ossos têm de estar cobertos por lama ou areia antes de apodrecerem. O que ocorre raramente - de facto, 99,9% dos dinossauros não se fossilizaram.

2. Os cientistas já descobriram fósseis de cerca de 250.000 espécies diferentes de animais e plantas. Só é impressionante até saberes que mais de 5 biliões de espécies já viveram na Terra ao longo da sua história. E quase todas desapareceram sem deixar rasto!

3. E fica a saber que é espantoso o tipo de coisas que fossilizaram. Os cientistas encontraram ovos de dinossauro, cocó de dinossauro e até vomitado de um antigo réptil marinho... Devia ser um vomissáurio!!!



Neste momento, no laboratório da Horrível Ciência, vamos fazer um Raio X a um T-Rex. Não sabemos se será uma boa ideia...



Nick Arnold, Tony de Saulles, Ciência Horrível: A espantosa ciência de tudo e mais alguma coisa, Publicações Europa-América, 2006

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 de Abril contado às crianças

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares