Ciência Horrível - O ultra-secreto livro do código de ADN

 O ADN (abreviatura para ácido desoxirribonucleico) está presente no núcleo das nossas células. Esta molécula é o código secreto do corpo para fazer um novo corpo. Vamos descobrir como funciona.

Detalhes do ADN

Os detalhes do código são surpreendentemente simples. Cada letra do código corresponde a um par de ácidos, mas apenas existem quatro ácidos - adenina, timina, guanina e citosina. É tão fácil que até um coelho podia perceber (não...).

Grupos de letras (normalmente alguns milhares) definem as instruções químicas da célula para que esta fabrique uma proteína específica. E as proteínas constroem a célula, e as células constroem o corpo...

Ah, outro ponto importante: o ADN usa uma outra molécula chamada ARN (ácido ribonucleico) para transmitir as ordens codificadas para o resto da molécula.

Não é típico? Quanto mais ciência aprendes, mais ela se torna complicada! Sim, porque mesmo a mais básica informação acerca do ADN é já bastante complicada...

 

Seis factos fundamentais acerca do ADN

 
1. A maioria das tuas células contém 1,8 metros de ADN. Tens em ti ADN suficiente para ir da Terra ao Sol e voltar umas 400 vezes!

2. Cada molécula de ADN está guardada numa pequena mancha chamada cromossoma contendo 3,2 biliões de letras codificadas.

3. As tuas letras de ADN podem ser combinadas de 103,5 biliões de maneiras diferentes, o que significa que as tuas hipóteses de encontrar alguém com um código genético igualzinho ao teu são de cerca de 1 em 10.000 (e agora acrescenta-lhe mais três biliões de zeros). Não é lá muito provável.

4. Os códigos que determinam as características físicas, como a cor dos teus olhos, chamam-se genes. (E tu não tens de ser um génio dos genes para perceber que nada têm a ver com o azul da ganga).

5. Vais adorar saber que são precisos cerca de 30.000 genes para fazer a maravilhosamente complicada criatura que és TU, mas tens também  de aceitar que isso te coloca ao mesmo nível que, por exemplo, a relva.

6. Mas há mais, os cientistas não têm a certeza acerca das funções que desempenha 97% do teu código de ADN. Chegam a chamar-lhes "restos de ADN".

E pronto, é assim que funciona. Fácil, não é?

 

Alguma vez te perguntaste de onde vinha o teu ADN (incluindo os restos)? Pois bem, aqui fica um diagrama simplificado para te ajudar a perceber...



 Nick Arnold, Tony de Saulles, Ciência Horrível: A espantosa ciência de tudo e mais alguma coisa, Publicações Europa-América, 2006



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 de Abril contado às crianças

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares