Ciência Horrível - Terríveis estilos de vida animal

 Os animais querem praticamente todos o mesmo que o Sr. Felpuda (lembram-se dele, o coelho?) - comida, segurança e filhotes. Mas cada animal tem os seus métodos próprios para atingir estes resultados.

 

Encontrar comida

Todos os tipos de comida têm as suas desvantagens...
- As plantas são fáceis de apanhar (não fogem) mas para te alimentares precisas de comer muitas. A celulose não é facilmente digerida - pelo que precisas de ter um grande estômago. os herbívoros, como as vacas e os coelhos, têm no estômago bactérias que os ajudam a desfazer e a digerir as plantas.

- A carne de animal é mais facilmente digerida e contém mais energia, mas primeiro precisas de a apanhar.E para isso são necessários super-instintos.

Proteger-se

Os animais tentam fugir dos animais maiores e mais ferozes, mas, se forem apanhados, têm de dar luta ou fingir-se mortos...


 

Ter filhotes

Todos os animais têm que ter filhotes, sob pena de a sua espécie não sobreviver- Há duas manieras de garantir que vão sobreviver tantas crias quanto for possível...

- Produzir imensos bebés e não cuidar deles. o mais forte sobreviverá sem ajuda e, quantos mais bebés forem, mais hipóteses há de haver sobreviventes. Assim fazem os peixes e os sapos.

- Produzir poucos bebés e tomar bem conta deles. Assim, há menos hipóteses de algum se perder. Assim fazem os mamíferos, nos quais se incluem os humanos.

No entanto, até mesmo animais que tomamconta dos seus filhotes os põem, por vezes, a trabalhar no duro...


 Nick Arnold, Tony de Saulles, Ciência Horrível: A espantosa ciência de tudo e mais alguma coisa, Publicações Europa-América, 2006


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O 25 de Abril contado às crianças

Nuno Caravela e o Bando das Cavernas

Dia Mundial dos Oceanos - "Mar" de Luísa Ducla Soares