segunda-feira, 4 de março de 2013

Sugestões de leitura

Maria Teresa Maia Gonzalez - O guarda da praia


"Sentada no terraço, coloquei a folha na máquina de escrever e... fechei os olhos, inspirando a brisa salgada. De repente  uma sombra arrefeceu-me a cara e, quando abri os olhos, ali estava de novo o invasor de propriedade alheia, descontraído como sempre.
Que é que vais escrever ali? - perguntou-me, apontando para a máquina.
- A história de uma mulher que vivia sozinha num prédio alto de uma cidade escura.
Torceu o nariz em total desaprovação.
-Porque é que não escreves antes sobre o mar ou sobre uma viagem?»

Toda esta história se centra em duas personagens: Luís, o guarda da praia, mais conhecido por Dunas, e a rapariga que deixa a sua cidade por uns tempos, com o objetivo de encontrar o sossego necessário à escrita do seu livro.
Pouco tempo depois da sua chegada à aldeia, é surpreendida com as visitas constantes de Dunas, que tenta convencê-la a abandonar o seu romance e a optar por uma história que fale sobre o mar. Acabam por se tornar amigos e confidentes.
A rapariga escreveu o livro e acabou por voltar à cidade, sabendo que não teria um Dunas a invadir-lhe a casa quando menos esperava.
Acabou por entender algumas das coisas que ele lhe dizia: que a morte doía; que quando as pessoas de quem gostamos nos abandonavam é que dávamos pela sua falta e entendíamos o quanto eram importantes para nós.




Sem comentários:

Enviar um comentário